segunda-feira, 14 de março de 2011

Avaliação da Leitura de A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães

Questão dissertativa obrigatória:

Quem era Martinho e como foi seu contato com Isaura?


Marque com um X no gabarito, assinalando se é falso ou verdadeiro

1 – Isaura é escrava de Leôncio. Sua pele é clara pois, apesar do pai ser também escravo, sua mãe era branca.

2 – A beleza de Isaura faz com que ela seja assediada por vários homens. Dentre eles podemos citar Leôncio, seu senhor, Henrique, irmão de Malvina, Belchior, o jardineiro e André, o pajem.

3 – Isaura fora criada na casa grande com educação refinada e muito zelo. A mãe de Leôncio, não tendo filha, dedicou a Isaura toda a atenção, ensinando-lhe todas as prendas de uma verdadeira dama.

4 – Assim que a mãe de Leôncio morreu começou o martírio de Isaura. Malvina, a mulher de Leôncio, alimentava forte antipatia pela escrava pois via nela uma rival, já que sabia do interesse do marido pela moça.

5 – Malvina, sabendo que seu marido assediava Isaura, pede-lhe que dê um fim à escrava, libertando-a ou vendendo-a, mas Leôncio alega que não pode faze-lo porque essa tarefa competiria a seu pai.

6 – Miguel, pai de Isaura, não era tão bom quanto parecia. Foi despedido da fazenda pelo fato de andar assediando as escravas.

7 – Rosa era outra escrava da fazenda, na verdade a única amiga de Isaura. Ela protegia a menina contra os ataques que recebia de todos.

8 – Malvina, após a morte do pai de Leôncio, exige que ele cumpra a promessa de libertar Isaura. O marido, no entanto, procura protelar tal decisão, a fim de ganhar tempo. Insatisfeita e infeliz com a decisão do marido, Malvina abandona a fazenda e parte para o Rio de Janeiro com o irmão.

9 – A morte do pai e a separação da mulher fazem com que Leôncio caia em profunda melancolia. Isso tudo amolece seu coração e até os escravos da fazenda passam a ter um tratamento mais brando.

10 – Percebendo que Leôncio não cumprirá a promessa de libertar Isaura, Miguel, sem alternativa, elabora um plano para matar o senhor de escravos.

11 – A segunda parte da história se passa em São Paulo, lugar para onde fugiu Isaura graças à ajuda de Henrique, irmão de Malvina.

12 – Martinho é um caçador de prêmios. Ele foi contratado por Leôncio para descobrir Isaura e trazê-la de volta, tarefa que realiza com sucesso.

13 – Apaixonado por Isaura, Álvaro, quando vê sua amada correndo o risco de ser restituída a seu senhor, mantém-na escondida sob sua guarda até que desistam de procurá-la.

14 – Quando Martinho vai à casa de Isaura com oficiais de justiça para prender Isaura, Álvaro propõe ao estudante pagar-lhe a mesma quantia que lhe haviam prometido pelo resgate da moça, além de oferecer-lhe um bom emprego num de seus negócios.

15 – Não confiando na ação de Martinho e sabendo que sua escrava era protegida de um rico jovem por ela apaixonado, Leôncio ficou transtornado e foi pessoalmente a procura de Isaura para capturá-la.

16 – De volta aos domínios de seu senhor, Isaura volta a viver na casa grande, onde é tratada com atenção e cordialidade, a fim de que não ficasse tentada a fugir novamente.

17 – Miguel é preso por ajudar uma escrava a fugir. Mas Leôncio propõe a ele um negócio. Que o pai de Isaura seria libertado se ele convencesse a filha a casar-se com Leôncio.

18 – Belchior oferece-se para casar-se com Isaura como forma de torná-la livre. A idéia não é aceita por Leôncio, que prefere casá-la com André.

19 – Álvaro descobre a situação financeira de Leôncio. Ele estava endividado e seu patrimônio era insuficiente para saldar tantas dívidas. Então, Álvaro compra todos os títulos dos credores de Leôncio e passa a ser dono de todos os bens.

20 – No dia do casamento de Isaura, Álvaro aparece na fazenda de Leôncio mas é repelido. Não consegue, portanto, evitar que sua amada se casasse com aquele monstrengo.


Um comentário: